Quanto vale uma marca registrada?

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Imagine o seguinte cenário…

Você começa a empreender, cria uma marca para o seu produto, investe um valor considerável em embalagens, tags, etiquetas, publicidade etc., e começa a divulgá-lo nas redes sociais…

Seu produto começa a ganhar visibilidade e, consequentemente, seu número de vendas também cresce…

Você está vivendo o melhor momento do seu negócio.

De repente…

Você recebe uma notificação com um alerta de que a marca escolhida para o seu produto pertence a outra pessoa ou empresa. Por esse motivo, você deverá parar de utilizá-la imediatamente.

Este cenário que descrevi para você não é mera fantasia.

Em minha trajetória, foi necessário notificar pessoas e empresas por violar a marca de algum cliente.

O cenário da pessoa que é notificada é o que narrei acima…

Na maioria dos casos, a justificativa é sempre a mesma: dizem que não sabiam estar violando marca de alguém e tentam negociar.

Por mais que há a flexibilidade de algumas empresas em resolver a questão de forma amigável, há um rastro de prejuízos…

Aí vem aquela pergunta:

E se, lá no começo, o registro da marca fosse uma prioridade?

Você teria a certeza de que:

  • A marca seria sua e poderia utilizá-la e divulgá-la tranquilamente; ou
  • Não poderia investir na marca escolhida inicialmente, e já pensaria em outro nome antes de investir em materiais e publicidade.

Com base nesse exemplo é que eu quero te mostrar o tanto que vale uma marca registrada.

E não falo apenas de valor financeiro.

Falo de tranquilidade e segurança para poder investir no seu negócio.

Infelizmente, ao longo dos anos em que trabalho com propriedade intelectual, já me deparei com muitos empreendedores encarando o registro da marca como uma despesa.

Ocorre que o registro de marca não é uma despesa e sim um investimento.


Por que registrar a marca é um investimento?

Porque só com o registro que você:

  • Terá a certeza de que a marca é realmente sua;
  • Se diferenciará no mercado e poderá impedir que certas pessoas peguem carona em todo o seu esforço;
  • Poderá expandir o seu negócio por meio de parceiros e/ou franqueados que, em contrapartida, te pagarão um valor para utilizar sua marca;
  • Irá aumentar o valor patrimonial do seu negócio.

Traduzindo…

Uma marca registrada vale muito!

Vale:

  • Tranquilidade;
  • Exclusividade;
  • Lucratividade; e
  • Dinheiro.

Isso porque uma marca registrada é um bem.

Ao tornar a sua marca um bem para o seu negócio, você poderá:

  • utilizá-la da maneira que bem entender;
  • dispô-la da maneira que desejar (vender, licenciar etc.); e
  • receber os frutos oriundos do investimento com o registro.  

Como é possível observar, registrar a marca é uma forma de você proteger e investir no seu produto, serviço e negócio, ao mesmo tempo.


Quanto vale a SUA marca?

Se a sua marca não é registrada…

Sinto lhe dizer, mas ela não vale nada!

E sabe todo aquele tempo e dinheiro que você investiu para que ela aparecesse no mercado e se comunicasse com o consumidor?

Correm sério risco de serem perdidos.

Para não perder todo o trabalho realizado com a marca até aqui, trate de registrá-la logo.

Antes que seja tarde demais.

Pode ter certeza de que ter a marca registrada vale SEGURANÇA, EXCLUSIVIDADE e DINHEIRO para o seu negócio.

Já escrevi aqui no blog sobre quando registrar a marca. Confere lá!

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