Imagine o seguinte cenário…
Você começa a empreender, cria uma marca para o seu produto, investe um valor considerável em embalagens, tags, etiquetas, publicidade etc., e começa a divulgá-lo nas redes sociais…
Seu produto começa a ganhar visibilidade e, consequentemente, seu número de vendas também cresce…
Você está vivendo o melhor momento do seu negócio.
De repente…
Você recebe uma notificação com um alerta de que a marca escolhida para o seu produto pertence a outra pessoa ou empresa. Por esse motivo, você deverá parar de utilizá-la imediatamente.
Este cenário que descrevi para você não é mera fantasia.
Em minha trajetória, foi necessário notificar pessoas e empresas por violar a marca de algum cliente.
O cenário da pessoa que é notificada é o que narrei acima…
Na maioria dos casos, a justificativa é sempre a mesma: dizem que não sabiam estar violando marca de alguém e tentam negociar.
Por mais que há a flexibilidade de algumas empresas em resolver a questão de forma amigável, há um rastro de prejuízos…
Aí vem aquela pergunta:
E se, lá no começo, o registro da marca fosse uma prioridade?
Você teria a certeza de que:
- A marca seria sua e poderia utilizá-la e divulgá-la tranquilamente; ou
- Não poderia investir na marca escolhida inicialmente, e já pensaria em outro nome antes de investir em materiais e publicidade.
Com base nesse exemplo é que eu quero te mostrar o tanto que vale uma marca registrada.
E não falo apenas de valor financeiro.
Falo de tranquilidade e segurança para poder investir no seu negócio.
Infelizmente, ao longo dos anos em que trabalho com propriedade intelectual, já me deparei com muitos empreendedores encarando o registro da marca como uma despesa.
Ocorre que o registro de marca não é uma despesa e sim um investimento.
Por que registrar a marca é um investimento?
Porque só com o registro que você:
- Terá a certeza de que a marca é realmente sua;
- Se diferenciará no mercado e poderá impedir que certas pessoas peguem carona em todo o seu esforço;
- Poderá expandir o seu negócio por meio de parceiros e/ou franqueados que, em contrapartida, te pagarão um valor para utilizar sua marca;
- Irá aumentar o valor patrimonial do seu negócio.
Traduzindo…
Uma marca registrada vale muito!
Vale:
- Tranquilidade;
- Exclusividade;
- Lucratividade; e
- Dinheiro.
Isso porque uma marca registrada é um bem.
Ao tornar a sua marca um bem para o seu negócio, você poderá:
- utilizá-la da maneira que bem entender;
- dispô-la da maneira que desejar (vender, licenciar etc.); e
- receber os frutos oriundos do investimento com o registro.
Como é possível observar, registrar a marca é uma forma de você proteger e investir no seu produto, serviço e negócio, ao mesmo tempo.
Quanto vale a SUA marca?
Se a sua marca não é registrada…
Sinto lhe dizer, mas ela não vale nada!
E sabe todo aquele tempo e dinheiro que você investiu para que ela aparecesse no mercado e se comunicasse com o consumidor?
Correm sério risco de serem perdidos.
Para não perder todo o trabalho realizado com a marca até aqui, trate de registrá-la logo.
Antes que seja tarde demais.
Pode ter certeza de que ter a marca registrada vale SEGURANÇA, EXCLUSIVIDADE e DINHEIRO para o seu negócio.
Já escrevi aqui no blog sobre quando registrar a marca. Confere lá!