Quando devo registrar minha marca?

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Muitas pessoas, quando estão iniciando no universo do empreendedorismo, se questionam sobre qual o melhor momento para fazer o registro da marca.

Como, na maioria das vezes, o foco inicial é pensar nas estratégias para ganhar dinheiro e alavancar o negócio…

… é natural deixar a o registro da marca para depois.

Especialmente porque há muitas dúvidas e inseguranças se o negócio vai dar certo.

Ao fazer o checklist do que deve ser definido na hora de empreender, a maior parte dos empreendedores dão prioridades para:

  • A criação do CNPJ;
  • A escolha do nome empresarial;
  • A definição de qual canal venderá seu produto ou serviço; e
  • As ações de marketing que irão fazer a roda do negócio girar.

O registro da marca geralmente fica nos últimos lugares ou, às vezes, nem aparece nesta lista.

A maioria acredita que resolvida da constituição da pessoa jurídica, a criação dos perfis das redes sociais e a estruturação dos canais de venda, a empresa está pronta para o mercado.

Mas é aí que muitos se enganam…

O registro da marca deve estar, também, na lista das prioridades.

Ao contrário do que muitos pensam, registrar marca é um investimento.

Será a marca que vinculará o consumidor ao produto ou serviço.

Por esse motivo ela deve ser protegida.

E esta proteção somente será adquirida por meio do registro.

Sabe por quê?

Porque, em regra, quem registra primeiro é o dono.

Você deve estar se perguntando então…


Quando devo registrar a minha marca?

No mundo ideal…

… a marca do produto ou serviço deveria estar registrada antes de aparecer no mercado.

Porém, no mundo real…

… sabemos que isso, na maioria das vezes, não é possível.

Registrar marca não é um processo rápido, e leva no mínimo uns seis meses para ser concluído.

Isso porque estou sendo bem generosa com relação ao prazo de conclusão de todo o processo de registro.

Já expliquei no blog como que funciona o processo de registro de marcas no INPI.

Então, se você está lendo este artigo e ainda não pediu o registro da sua marca não perca tempo e trate de iniciar o processo de registro agora mesmo!

Quanto antes você pedir o registro da sua marca é melhor.

Ainda que esteja em processo de abertura do CNPJ.


É possível registrar a marca sem CNPJ?

Sim!

Você não precisa ter um CNPJ para pedir o registro da marca.

É possível iniciar todo o processo de registro, antes da empresa ser formalizada.

Você deve apenas comprovar e/ou declarar que exerce atividade compatível com o produto ou serviço que a marca vai identificar.

Segundo o Manual de Marcas do INPI, a prova do exercício da atividade pode ser feita por meio de:

  • Diplomas universitários;
  • Certificado de conclusão de cursos;
  • Carteiras emitidas por Conselhos Profissionais;
  • Material publicitário e de divulgação, entre outros.

Se você já escolheu o nome da sua marca e já se certificou que outra pessoa ou empresa  não utiliza nome igual ou parecido, registre logo!

Não espere sair o CNPJ da sua empresa para pensar no registro da marca.

Assim, você evitará problemas futuros e reduzirá os riscos de, a qualquer momento,  ver a sua marca ser tirada de você.

Somente com o registro que você terá exclusividade de uso sobre a marca e não correrá o risco de ter que mudá-la da noite para o dia.

Se você quer realmente ter sucesso com o seu negócio…

É importante ter em mente que não se constrói um império em um terreno que você não é dono.

Do que adianta abrir uma empresa e investir em publicidade de algo que não é seu?


Por que é importante registrar uma marca?

Porque somente com o registro você terá direito de uso exclusivo sobre a marca e poderá impedir que concorrentes a copiem ou imitem.

Agora…

Imagine se a marca que você criou e tanto investiu, virar sua concorrente?

Pois é…

Lembra que, em regra, quem registra primeiro é dono?

Se você não registrar e o seu concorrente registrar a mesma marca ou marca parecida primeiro, você é quem estará em maus lençóis.

Todo o seu investimento pode ser perdido.

Fora o risco de você ter que parar de utilizar a sua própria marca do dia para a noite.

Já pensou nisso?

É muito comum empresas divulgarem determinado produto ou serviço sem se preocupar com o registro da marca.

Investem pesado, se popularizam e …

…num piscar de olhos…

Perdem o direito de usar a marca. Na maioria dos casos, para um concorrente.

E mais…

Além de perder seu bem mais precioso, já imaginou a dor de cabeça de ser processado por usar a marca que você mesmo construiu?

Você pode ter um nome empresarial, perfis em redes sociais e até mesmo estar no mercado há anos.

Mas nada disso irá garantir o direito sobre sua marca se alguém registrar primeiro.

Sabe os riscos que você corre ao deixar o registro da marca para depois?

  • Ser processado;
  • Perder o direito de uso sobre a marca; e
  • Pode até ser condenado ao pagamento de uma indenização, comprometendo a vitalidade do seu negócio.

Mas você não precisa passar por isso, não é mesmo!?

Basta fazer o registro da marca.


Concluindo…

O momento certo para registrar a sua marca é agora!

Se você já definiu qual a marca do seu produto ou serviço e verificou se ela está disponível…

Não perca tempo.

Cada minuto faz a diferença. Literalmente!

Em minha trajetória profissional já me deparei com casos de disputa de marca por questões de diferença de minutos no pedido de registro.

Pensar preventivamente em todas as etapas na hora de empreender é o que diferencia os profissionais que pensam na prosperidade do negócio.

Proteger a marca deve ser a sua prioridade.

Somente com o registro que você será capaz de definir a trajetória de todo o seu empreendimento.


Veja os outros artigos do blog e aprenda como proteger a sua marca da melhor forma.

Comentário (1)

  1. Quanto vale uma marca registrada?
    04/05/2022

    […] escrevi aqui no blog sobre quando registrar a marca. Confere […]

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