Como fazer o registro de uma marca em 5 passos (e 2 dicas extras)

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Saber como fazer o registro de uma marca é algo que deve estar no topo da lista de coisas para você aprender como empreendedor.

Registrar a marca do seu produto ou serviço, é muito importante para o seu negócio.

Só com o registro você terá a certeza de que:

  • poderá trabalhar tranquilo, sem se preocupar em ter que mudar sua marca do dia para a noite;
  • sua marca será única no mercado, impedindo que concorrentes a copiem;
  • poderá ter ganhos financeiros com a marca, especialmente no caso de expansão do seu negócio.

Pedir para registrar uma marca no INPI, não é difícil.

Basta seguir o passo a passo que vou mostrar nesse artigo, que você não terá dificuldades para seguir com o pedido de registro da sua marca.

Mas antes eu tenho que te falar algo muito sério…

Registrar marca não é simplesmente enviar o protocolo para o INPI e pronto!

Há todo um processo a se percorrer para conseguir o registro da marca.

Então, quero fazer um combinado com você…

Antes de te passar a fórmula para pedir o registro de marca, quero que você procure entender como funciona todo o processo.

Se você não tem ideia de como funciona o pedido de registro de marca,  eu fiz um artigo explicando todas as etapas, clique aqui e confira.

Além de buscar entender como funciona o processo, é muito importante que siga à risca o que eu vou te passar na 1ª dica extra.

Essa dica é o segredo para obter êxito no pedido de registro da sua marca.

Ignorá-la, vai fazer você perder tempo, dinheiro, além de ganhar uma enorme dor de cabeça.


Como fazer o registro de uma marca?

Agora que destaquei o que é importante saber e fazer antes de seguir com o pedido, vamos ao que interessa…

Para conseguir fazer o pedido de registro da sua marca basta seguir os seguintes passos:

1. Cadastre-se no e-INPI

No site do INPI, faça o seu cadastro no sistema e-INPI preenchendo com bastante atenção todos os dados da pessoa ou empresa que será titular do registro da marca.

Fique atento às informações passadas durante o cadastro, especialmente com relação ao campo “natureza jurídica”.

Pois, se fizer o cadastro errado e a sua empresa estiver qualificada para receber o desconto no pagamento da GRU do INPI, você não conseguirá emitir a guia no valor correto.

Após preencher as informações solicitadas, basta clicar em salvar e seguir para o próximo passo.

2. Emitir e pagar a GRU

Agora que você já fez o seu cadastro, está na hora de emitir a taxa para seguir com o protocolo do pedido de registro.

Você deverá acessar a aba de “Custos e pagamento” com o login e senha criados no momento em que realizou o cadastro.

No formulário de emissão da GRU, você irá selecionar a guia de pedido de registro de marca.

Lembre-se de conferir o serviço especificado e o valor da guia.

Se estiver tudo ok, basta selecionar a forma de pagamento e quitar a GRU.

3. Acessar o e-Marcas

Com a taxa do INPI emitida e quitada, é possível seguir para o próximo passo que é o preenchimento do formulário de pedido de registro de marca.

Para acessar o formulário, entre no sistema e-Marcas com o seu login e senha.

Depois, coloque o “nosso número” da GRU emitida e siga para o preenchimento do formulário.

No formulário, você terá que conferir e preencher as seguintes informações:

  1. O objeto do pedido e o n.º da GRU;
  2. Os dados do seu cadastro;
  3. Os dados da marca;
  4. Especificação de Produtos ou Serviços;
  5. Declaração de atividades;
  6. Reivindicação de Prioridade Unionista;
  7. Anexos; e
  8. Declaração de veracidade.

Se você ficar em dúvida sobre como preencher algum campo do formulário, acesse os materiais de consulta e apoio fornecido pelo INPI, envie uma mensagem para o fale conosco ou procure um profissional com experiência em registro de marcas.

O que não pode, é inserir informações no formulário sem ter ideia do que está preenchendo.

Um formulário preenchido de forma errada pode comprometer a proteção da sua marca.

Depois de tudo preenchido, basta clicar em “avançar”.

4. Conferir os dados inseridos no formulário e concluir o protocolo

Depois de preencher o formulário, anexar os documentos necessários e clicar em “avançar”, vai aparecer uma tela com todas as informações inseridas.

Você deve ler com muita atenção todos os campos e verificar se tudo foi preenchido e anexado corretamente.

Se alguma informação ou documento estiver errado, basta clicar em “voltar”.

Caso contrário, é só clicar em “protocolar”.

Em seguida, faça o download do Formulário Eletrônico Protocolado.

Lembre-se de salvar o formulário eletrônico protocolado em um lugar de fácil acesso.

Ele será o documento oficial que comprovará o pedido de registro da sua marca.

5. Acompanhar o processo semanalmente

Todos os passos acima é o início da caminhada rumo ao registro de marca.

Digo isso porque o pedido de registro é apenas o início de um processo.

Esse processo é composto por várias etapas.

E você deve estar atento e agir com cautela durante o percurso.

Em algumas dessas etapas, pode ser necessário que você tenha que se manifestar ou seguir com o pagamento de outras taxas.

Se você não acompanhar de perto o seu processo de pedido de registro, todo o seu tempo e dinheiro investidos na marca podem ser em vão.

Por isso, é muito importante que você acompanhe semanalmente se algo de novo aconteceu no seu processo de pedido de registro de marca.

Esse acompanhamento deve ser feito pela leitura da Revista da Propriedade Industrial, disponibilizada pelo INPI todas as terças-feiras, e pelo sistema de busca de processos.


Concluindo…

Como você pode ver, não há segredo para fazer o pedido de registro da sua marca.

Repito:

Registrar marca não é simplesmente enviar o protocolo para o INPI e pronto!

Além de todo o cuidado que você deve ter antes do pedido, é necessário realizar uma pesquisa prévia de marca (1ª dica extra).

Agora…

Se você:

  • tiver dificuldades para fazer a pesquisa prévia;
  • tiver dificuldades para preencher o formulário de pedido de registro; ou
  • não tiver tempo de acompanhar o processo de pedido de registro da sua marca.

Procure ajuda para registrar a sua marca.

Mas não é qualquer ajuda…

Busque por um profissional que tenha experiência na área e escute as orientações que ele tem para te dizer, mesmo que seja algo que você não esperava escutar.

A falta de cuidado de alguns empreendedores neste início, pode custar muito caro.


(Dicas extras)

Como prometido, vou deixar abaixo duas dicas extras para te ajudar no processo de pedido de registro da sua marca.

Dica #1 – Pesquisa prévia de marca

A pesquisa prévia de marca, na minha opinião, é a etapa mais importante a ser seguida por aqueles que estão em busca de uma marca para o seu negócio.

Se você está na fase de criação da marca ou se já criou e pretende registrá-la, essa pesquisa prévia é obrigatória para evitar dor de cabeça futuramente.

Somente com essa pesquisa será possível:

  • identificar se a sua marca já pertence a outra pessoa;
  • prever possíveis obstáculos durante o processo de registro da marca;
  • verificar a necessidade de mudanças ou adequações na marca, para que seja viável o seu registro.

Onde fazer essa pesquisa?

No sistema de busca do INPI.

Aconselho, também, que você pesquise na internet, especialmente em sites de busca e redes sociais, se há marca parecida com a que você tem a intenção de registrar.

Se você quiser saber mais sobre essa pesquisa dê uma olhada no vídeo que separei sobre esse assunto.

Agora…

Há muitos detalhes a serem observados e analisados.

Caso você tenha dificuldades na pesquisa e não consiga interpretar os resultados…

Procure ajuda!

Dica #2 – Como receber push do INPI

A dica #1 consiste em uma ação que você deve fazer antes de iniciar o pedido de registro.

Já a dica #2 vai te ajudar na etapa de acompanhamento, após o protocolo do pedido de registro.

Sabia que o INPI pode te enviar notificações de algumas movimentações no seu processo?!

Basta cadastrar o seu processo no push do INPI, para receber essas notificações.

Para fazer o cadastro do processo no push, você vai acessar a página de pesquisa com o seu login e senha.

No campo “n.º do processo” você vai digitar o número do seu processo e selecionar o quadradinho “meus pedidos”.

Prontinho!

Depois que você fizer isso, vai receber e-mails do INPI quando houver uma publicação no seu processo.

O sistema de push pode falhar e não te enviar a notificação por e-mail.

Então não conte, exclusivamente, com essa ferramenta.

Sempre que der, acesse o seu processo para verificar as movimentações e confira as publicações da Revista da Propriedade Industrial, que é o meio de comunicação oficial do INPI.

Atenção!

Fique atento com fraudes.

Não há cobrança de qualquer natureza nos e-mails enviados pelo INPI.


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